Olá. tiveram saudades minhas? Não mintam... eu sei que não.
Todos os anos tenho alunos a tirar 20s, pelo menos 1. Perdão, tive.
Fora esses, há notas tipo 16s e mesmo 9.5s que são como se fossem 20s, por causa de todo o trabalho, história e esforços envolvidos.
Sempre que olho para uma nota, não vejo um número, vejo uma história.
Comparar notas afinal, não é assim tão linear.
Dois alunos podem ter tido um 20 e o outro 18, e o aluno de 18 estar muito mais à vontade na matéria, ainda saber aquilo 10 anos depois e o de 20 já não se lembrar de nada três meses depois.
Sem exagero. Conheci situações destas.
Há alunos que são verdadeiras máquinas de fazer cadeiras. Decoram definições, teoremas, demonstrações, métodos de resolver problemas.. e esquecem tudo assim que a cadeira está feita.
Faz-me alguma impressão. Alguns deles apetecia-me fiscalizá-los na altura das provas. Ver ser há cábulas por ali. Aquela amnésia pós cadeira faz-me confusão. Vamos sobrecarregar os alunos com trabalhos para tirar isso a limpo? Não, sou contra isso. Mas se calhar as orais para defesa de nota não são má ideia...
Mas o último 20, deste ano (e provavelmente da minha vida), o meu último aluno a tirar 20, foi o de um aluno que me aturou 3 anos no secundário. E tirou 20 no exame nacional. Aquele 20, mais do que uma nota, é o fruto dos 3 anos de trabalho... 3 anos de histórias. E garanto que 3 meses depois ele ainda se lembra do que aprendeu.
PS: Durante a tarde de hoje fui informado que todos os meus explicandos de Matemática A, 12º ano do ano lectivo 2023/24 entraram no ensino superior, na primeira opção. Parabéns a todos. Mereceram.
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